sexta-feira, 25 de março de 2011

Playback e Partitura 10 - Faz Parte do Meu Show (Cazuza / Renato Ladeira)

 


Música composta em 1988, mas lançada em disco no LP "O tempo não pára" de Cazuza, em 1989.
Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza, nasceu em 4/4/1958 no Rio de Janeiro. Iniciou carreira musical no conjunto Barão Vermelho no início dos anos 80; o grande sucesso do grupo foi com o compacto "Bete Balanço", de Cazuza e Frejat, feita para filme de mesmo nome de Lael Rodrigues.
Em 1985 desligou-se do grupo para seguir carreira solo; conseguiu grande sucesso como cantor e compositor. Suas músicas mais famosas são: Codinome beija-flor, com Reinaldo Arias e Ezequiel Neves, Bete Balanço, Ideologia, Maior abandonado, Narciso, Pura Seda, Sem Vergonha estas com Frejat, Faz parte do meu show com Renato Ladeira, O tempo não pára com Arnaldo Brandão e muitas outras. Saiba mais em http://www.paixaoeromance.com/80decada/faz_parte/h_faz_parte_do_meu_show.htm
Sindicado dos Bancários de Curitiba Colégio Opet Rebouças Renault - Associação Colibri
FENAE APCEF AVM - Associação da Vila Militar Hospital Nossa Senhora das Graças Hospital Pequeno Príncipe Fundação Celepar ASSEF-Associação dos  ervidores do SUS AFUC - Associação dos Funcionários da UNIMED Associação COPEL FAEx-Associação dos Ex-Alunos da FAE OAB/PR - Caixa de  ssistência dos Advogados Sinpropar - sindicato dos professores do parana Sindicato dos metalurgicos

sexta-feira, 11 de março de 2011

Playback e Partitura 9 - Corcovado (T. Jobim)























Download do playback http://rapidshare.com/files/453238472/CORCOVADO.MID
Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, Tom Jobim, compôs cerca de 320 músicas registradas, das quais 102 fez letra e música. Lançada em disco em 1960 por João Gilberto no disco "O amor, o sorriso e a flor" , no mesmo ano por Sylvia Telles no disco "Amor em hi-fi", também em 1960 por Lana Bittencourt no disco "Sambas do Rio" e ainda em 1960 por Isaura Garcia no disco "Saudade querida". Recebeu posteriormente 66 novas gravações dos mais importantes cantores, tanto no Brasil como no exterior, tendo se tornado um dos clássicos da bossa nova.
Tom Jobim foi o compositor de música popular brasileira mais famoso e importante dentro e fora do Brasil, na última metade do século XX. Carioca, nascido na Tijuca em 25 de janeiro de 1927, mudou-se para Ipanema em 1931. Iniciou seus estudos musicais em 1941 com o professor Hans Joachim Koellreuter, teve ainda excelente formação musical com os professores Lucia Branco, Tomás Terán, Leo Peracchi e Alceu Boccchino.
Texto de Dárcio Fragoso. Saiba mais em http://www.paixaoeromance.com/60decada/corcovado/h_corcovado.htm

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Partitura e Playback 8 - Garota de Ipanema (T. Jobim / V. Moraes)

 






Curso de
Violão Popular
Professor
Marcio Amaral
(41) 3029-3734 






“Garota de Ipanema” é uma famosa canção da Bossa Nova e da MPB (Música Popular Brasileira), composta originalmente por Vinícius de Moraes e António Carlos Jobim, em 1962. A gravação de uma versão em inglês, no ano seguinte, interpretada por Astrud Gilberto (na altura, mulher de Tom Jobim), com letra de Norman Gimbel, transformou “Garota de Ipanema” ou “The girl from Ipanema” num sucesso mundial. Ao longo dos 25 anos que se seguiram, a canção ultrapassou as 3 milhões de execuções em emissoras de rádio e televisão, o que fez de Tom Jobim o segundo autor estrangeiro mais ouvido nos Estados Unidos. Saiba mais... Fonte: http://garotadeipanemahistoria.blogspot.com/ postado por Ines Figueira.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Partitura e Playback 7 - Wave (T. Jobim)

Curso de
Violão Popular
Professor
Marcio Amaral
(41) 3029-3734 

Música lançada em 1977 no LP "Amoroso" de João Gilberto. Posteriormente foi gravada por vários cantores inclusive pelo autor. Antonio Carlos Jobim foi o compositor brasileiro mais famoso dentro e fora do Brasil, na última metade do século XX. Carioca, nascido na Tijuca em 25 de janeiro de 1927, mudou-se para Ipanema em 1931. Iniciou seus estudos musicais em 1941 com o professor Hans Joachim Koellreuter, teve excelente formação musical ainda com os professores Lucia Branco, Tomás Terán, Leo Peracchi e Alceu Boccchino. Formou com Vinicius de Moraes a mais famosa dupla de compositores da moderna música popular brasileira: provavelmente a dupla mais erudita onde Vinícius era mais letrista e Tom mais compositor; conheceram-se em 1956, através de Lúcio Rangel, no famoso Bar Gouveia, em frente à Academia Brasileira de Letras, quando foi convidado e aceitou musicar a peça "Orfeu da Conceição" de Vinícius de Moraes. Compuseram juntos músicas maravilhosas como "Se todos fossem iguais a você", "Eu sei que vou te amar", "Chega de saudade", "Garota de Ipanema" (uma das músicas mais gravadas em todo o mundo), "A felicidade", "Insensatez", "Canção de amor e paz", "Ela é carioca", "Eu não existo sem você" e muitas outras. Participaram ativamente das músicas de transição entre a fase de "dor de cotovelo" e a bossa nova, cujo marco inicial considera-se "Chega de saudade", gravada por Elizeth Cardoso no LP "Canção do amor demais" com João Gilberto tocando violão com sua batida diferente e característica da bossa nova. Além de Vinícius teve os melhores parceiros da MPB como Chico Buarque, Dolores Duran, Newton Mendonça, Aloysio de Oliveira, Billy Blanco, Luiz Bonfá, Marino Pinto, Paulo Soledade, Paulo César Pinheiro e muitos outros. Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim morou muito tempo nos Estados Unidos da América tendo participado de inúmeras gravações com famosos músicos e cantores americanos como Frank Sinatra, Stan Getz, Miles Davis, Quincy Jones, Dizzie Gillespie, Charles Byrd, Sara Vaughn, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. Faleceu dia 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos em Nova York.
Miúcha, nome artístico da cantora Heloísa Maria Buarque de Hollanda, nasceu em 30/11/1937 no Rio de Janeiro, filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e irmã de Chico Buarque de Hollanda.
Viveu juntamente com Chico e os irmãos numa família onde eram cultivados aspectos culturais e musicais, quando não havia televisão e as famílias se reuniam para conversar, recitar poesias e cantar. Assim tanto Miúcha como Chico puderam ter o privilégio de conviver com inúmeros artistas e intelectuais amigos de seu pai e que frequentavam sua casa. Durante seus estudos na França, Miúcha começou a cantar por diversão, conheceu João Gilberto, com quem viajou para os Estados Unidos e se casaram. Prosseguiu sua carreira com apoio de João e dos amigos Tom, Vinícius e outros.
 Dárcio Fragoso. fonte do texto: http://www.paixaoeromance.com/70decada/wave/h_wave.htm

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Partitura e Playback 6 - So Danço Samba (T. Jobim / V. Moraes)

Integrando a derradeira leva de produções da dupla Tom e Vinicius, “Só Danço Samba” é a primeira composição bossa nova que faz referência explícita ao ato de dançar. Caiu assim como uma luva no repertório dos pocketshows, que o dançarino e coreógrafo americano Lennie Dale — o “inventor” da dança da bossa nova — apresentava no Beco. Saiba mais e veja a cifra no link http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/08/s-dano-samba.html
O playback para estudo está no link http://rapidshare.com/files/446193162/samba.mp3

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vídeo e Tablatura "The Magnificent's Seven" - Professor Malboro


No vídeo acima o Professor Malboro executa o música "The Magnificent´s Seven" (Tema de Marlboro). Numa performance no seu rancho onde podemos conhecer um pouco do seu estilo. Abaixo a tablatura da música para harmônica. Bom estudo e divertimento.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Partitura e Playback 5 - Samba de Verão (M. Valle e P.S. Valle)

Uma espécie de temporão da bossa nova, “Samba de Verão” lembra o estilo que consagrou a dupla Menescal e Bôscoli. Aliás, um ídolo de Marcos Valle, Roberto Menescal seria não por acaso um dos primeiros a conhecer o “Samba de Verão”, quando o próprio autor mostrou-lhe a composição, ao violão, na Pedra do Arpoador, provocando o auspicioso comentário: “Vai ser um estouro.”   Saiba mais... http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/04/samba-de-vero_17.html

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Partitura e Playback 4 - Carta Ao Tom 74 (Toquinho e V. de Moraes)


            Carta ao Tom 74 é uma composição de Toquinho e Vinícius de Moraes. O link do playback é: http://rapidshare.com/files/444558176/carta_ao_tom_74.mp3

Rua Nascimento Silva 107 é o endereço da maternidade da Bossa Nova. Lá, Tom Jobim começou a receber Vinicius de Moraes em seu apartamento, com o intuito de compor e beber (não necessariamente nesta ordem). Naquele tempo  Vinicius já era diplomata e reconhecido como grande poeta. Tom Jobim ainda iniciava sua odisséia que nos deixou um legado fantástico. Ambos transbordava m talento e criatividade, o que resultou no primeiro LP que reuniu músicas da dupla : Canção do amor demais.
Para intérprete escolheram Elizete Cardoso, cantora que na época começava a despontar, e que era uma espécie de trunfo para o sucesso do LP. No violão, um baiano até então desconhecido chamado João Gilberto implementou algumas batidas que deram de vez um rosto à Bossa Nova. O disco marcou o início de um momento revolucionário que, como se sabe, marcou para sempre a história da música popular brasileira.

Anos depois, Vinicius ,acompanhado por Toquinho, escreveu uma música repleta de melancolia, recordando momentos daquela época tão gloriosa, certamente emocionando quem esteve envolvido naquele mítico tempo.  Mas "Carta ao Tom" não é somente uma bela letra. Toquinho se superou e conseguiu criar uma melodia que, ao menos para mim, captura perfeitamente o que Vinicius está dizendo. Aquela saudade sufocante onde o coração se parte entre tristeza e felicidade. A dor de saber que tal tempo não mais voltará, ao passo que também há uma espécie de  gratidão por ter vivido aquilo tudo. E é por conta do sentimento que causa que tal música é inesquecível. (Fonte: http://www.sambainrio.com.br/)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Playback e Partitura 3 - Insensatez (T. Jobim e V. Moraes)


Partitura e tablatura da canção "Insensatez", composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Para tocar com o playback é necessário contar 8 compassos de introdução.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Partitura e Playback 2 - O Barquinho (R. Menescal / R. Boscoli)

Seguindo a sequencia de postagens,  acima a partitura e tabalatura da canção " O Barquinho". Composição de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli. Abaixo o link do playback. Bom estudo!!!
http://rapidshare.com/files/443309436/_BARQ.mp3

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Partitura e Playback 1 - A Felicidade (T. Jobim / V. de Moraes)


Esta é a primeira postagem de uma sequencia que vamos postar de clássicos da bossa nova. Nossa intenção é contribuir com a divulgação das obras musicais e disponibilizar material para que estudantes de música possam estudar mais o acervo brasileiro.
Além da partitura com a tablatura no link tem um playback para tocar junto e futuramente desenvolver seus improvisos. BASTA INCLUIR 4 COMPASSOS DE INTRODUÇÃO ANTES DE COMEÇAR A MELODIA.
Bom estudo e até a próxima postagem!